Creas de Roraima e Goiás conduzem o Colégio de Presidentes em 2026

Brasília, 30 de janeiro de 2026.

Os presidentes do Crea-RR, eng. civ. Neovânio Lima, e do Crea-GO, eng. civ. Lamartine Moreira Junior, foram eleitos, respectivamente, coordenador titular e adjunto do Colégio de Presidentes (CP) para o exercício de 2026. A escolha ocorreu durante o 15º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado em Brasília (DF), em agenda que contou com a manifestação de apoio do presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese. “Reafirmo o compromisso de que somos um colegiado com 28 presidentes com a função de trabalhar em pé de igualdade sempre com o mesmo comprometimento que é melhorar o Sistema”, disse, enfatizando para os 27 presidentes a proposta de fortalecer a instituição. “Vou precisar muito de vocês para continuar promovendo as melhorias e fazer as entregas necessárias para os profissionais”, acrescentou Marchese.

Da dir. p/ esq.: Lamartine Moreira (Crea-GO), Neovânio Lima (Crea-RR), Vinicius Marchese (Confea) e Adriana Resende (Crea-DF)

A vice-presidente, eng. civ. Ana Adalgisa, incentivou os recém-eleitos a engajarem no processo de transformação promovido pela atual gestão do Confea. “Em 2025 foram publicadas 19 resoluções que impactam positivamente a vida do profissional e, neste ano, o plenário do nosso Conselho está com a mesma disposição. O incentivo do nosso presidente é para ouvirmos os problemas dos profissionais, nos conectarmos com a sociedade e, de fato, fazermos a transformação que esse país precisa. Contem comigo para isso”, frisou Adalgisa. 

Em seu primeiro pronunciamento, Neovânio agradeceu a confiança dos pares e assumiu o compromisso de conduzir os trabalhos com foco na unidade de ação e no desenvolvimento do sistema profissional. “O espírito no CP é manter a união e a coesão. Podem ter certeza que todos os projetos capitaneados pelo presidente Vinicius Marchese continuarão no mesmo ritmo, pois a nossa ideia é colaborar e potencializá-los ainda mais. Podem contar comigo sempre!”, afirmou, ao agradecer também a parceria do coordenador adjunto. “Tenho certeza que, com seu conhecimento e colaboração, Lamartine, nós faremos este CP cada vez mais forte e unido em prol do nosso Sistema principalmente nas ações desenvolvidas pelos presidentes do Confea e dos Creas”, destacou.

Vinicius Marchese (centro) com os dois coordenadores do CP: Neovânio (dir.) e Lamartine

Lamartine, por sua vez, reforçou o comprometimento com o fórum, dando continuidade ao trabalho desenvolvido enquanto coordenador titular em 2025. “Foi importante estar como coordenador do CP, ao lado do presidente Fernando Galiza no ano passado. Sabemos que as pautas são de extrema relevância para nossos profissionais que estão na ponta e que precisam das nossas definições no Colégio, que seguem para o Confea, onde viram decisões práticas”, afirmou, ao se colocar à disposição do colegiado ao longo deste ano.

Eleitos por aclamação, os dois coordenadores foram parabenizados pelos demais presidentes de Creas, que endossaram a proposta de unicidade em prol do aprimoramento dos serviços e das entregas aos profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências.

Ao longo dos dois dias da primeira reunião do ano em Brasília, os presidentes seguiram com debates sobre temas de interesse de todos os Creas, com foco na uniformização de procedimentos e maximização da eficiência e da eficácia. Foi proposta, por exemplo, a instituição da Comissão Temática Permanente vinculada à Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) destinada ao acompanhamento, de forma contínua, das matérias relativas à ordem econômica do Sistema e para subsidiar a CCSS na elaboração de atos, normativos, deliberações e decisões plenárias. 

As lideranças indicaram ainda os seguintes representantes para participar de grupos e conselhos no Confea. São eles: Rosa Tenório (Crea-AL) para o Programa Mulher; Vânia Mello (Crea-MS), Carmem Nardino (Crea-AC), Adriano Lucena (Crea-PE), Jorge Silva (Crea-ES) e Nanci Walter (Crea-RS) para o Conselho Gestor do Programa de Transferência de Recursos; e Roberto Wagner (Crea-RN) e Juares Samaniego (Crea-MT) para o Conselho de Comunicação e Marketing (CCM). 

O colegiado também definiu o calendário de reuniões ordinárias para o ano:

2ª reunião: março, no Rio de Janeiro (RJ)
3ª reunião: maio, em Salvador (BA)
4ª reunião: julho, em Natal (RN)
5ª reunião: outubro, em Florianópolis (SC)
6ª reunião: novembro, em Maceió (AL)
 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea